segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tropa Impisa no Viva a Mata 2012




A tropa Impisa do Grupo Escoteiro Tapajós participou neste sábado 19.05, da 8ª edição do Viva a Mata evento organizado pela Sos Mata Atlântica abordando a temática “O nosso verde também depende do azul”, que foi realizado entre os dias 18 ao 20.05 no Parque do Ibirapuera ao lado do Museu Afro Brasileiro.
A edição deste ano contou com 75 expositores que se dividiram pelos 18 estandes do Viva a Mata 2012, abordando um total de 13 temas- costa atlântica, centro de experimentos florestais, produtos sustentáveis, área protegidas, ações regionais, educação ambiental, fauna e flora, reciclagem, lagamar, túnel dos sentidos, oficina de plantio e empresas parceiras da Sos Mata Atlântica.
Dentre os expositores estavam o Projeto Tamar que mostrou aos visitantes as cinco espécies de tartarugas marinhas que habitam a costa brasileira, deixando claro que os principais vilões contra esses animais são as redes de pesca que muitas vezes capturam as tartarugas e o lixo descartado de forma irregular.
Dentre as grandes empresas a Schincariol utilizou de um túnel onde foi apresentado qual era a dimensão das florestas brasileiras e o pouco que nos resta e ao final da apresentação os presentes podiam participar da oficina brinquedos com PET. Já a Ipê utilizou de uma árvore onde era apresentado um vídeo sobre o quanto é consumido diariamente de água para realizarmos ações básicas como lavar um copo e ao final todos os participantes eram presenteados com duas mudas de Ipê.
A Sos Mata Atlântica com o apoio de voluntários realizou a oficina de mudas onde foi apresentado como é possível criar uma compostagem dentro de nossas casas utilizando apenas o resto de alimentos orgânicos que geralmente é descartado junto com o lixo seco. Posteriormente plantando uma muda de Ipê ou Quaresmeira numa embalagem reciclada de papelão que pode ser plantada diretamente na terra.
Em determinados momentos peças teatrais eram apresentadas e os presentes se tornavam personagens, dando uma dinâmica descontraída ao evento, que ao longo dos três dias teve uma grande movimentação de pessoas e Grupos Escoteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário