O Propósito e os Princípios

O Propósito do Escotismo 
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.  

Os Princípios do Escotismo Os Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:.  

Dever para com Deus - Adesão aos princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais. 
 
Dever para com a Pátria - Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional, internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira.  

Dever para com o Próximo - Respeito e solidariedade ao próximo, participação ativa no desenvolvimento da comunidade e valorização do equilíbrio da Natureza. 
* Somos um movimento de crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. 
* Somos um movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religião, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento; interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas. 
* Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. 
* O ser humano na plenitude de sa existência. O ser humano, homem e mulher. O ser humano, como parte da Humanidade e em sua identidade singular, sem distinção de origem, raça, classe ou credo.
* Somos um movimento que caminha em busca de Deus e que estimula seus membros a viver autenticamente, dando testemunho de sua fé.