O Grupo Escoteiro Tapajós, comemorou seu 42º aniversário em meio à natureza exuberante de São Lourenço da Serra, acampando no Sitio Paraíso, com sua Alcatéia e sua tropa escoteira mista, reunindo escoteiros de diversas gerações que estão em atividade junto ao grupo escoteiro e outros que por motivos particulares somente os ajudam nas realizações de atividades extra sede e em festas.
Esse acampamento foi marcado pela passagem de três lobinhas para a tropa escoteira e por ser o primeiro acampamento da Impisa mista, pois antigamente o ramo escoteiro era dividido em tropa masculina e feminina, Impisa e Palas Atenas e para quebrar o preconceito o Grupo Escoteiro Tapajós resolveu montar uma tropa mista.
Durante o desenrolar das atividades propostas ao ramo Lobo e Escoteiro, o jovens sempre se dedicavam ao máximo para cumprir o que havia sido proposto, superando seus limites e medos. Após o banho, via no semblante dos escoteiros o cansaço que era evidente em seus rostos, mas em momento algum deixavam de cumprir o que havia sido proposto.
Um momento especial foi o fogo de conselho onde o Diretor Presidente Joaquim Tadeu, contou aos presentes um pouco da história do G.E.Tapajós, nos mínimos, sem esquecer-se dos nomes dos integrantes que fizeram parte dessa história de 42 anos. Após o fogo de conselho, os escoteiros juntamente com sua chefia se reuniram para comer pipoca e mais história de atividades escoteiras foram contadas nos mínimos detalhes.
Já era um pouco mais de meia quando o chefe Tadeu chegava ao acampamento de chefia, fazendo barulho por causa das folhas que se encontravam caídas no chão. A chefe M.H, que já estava dormindo acorda de repente com um pouco de medo e pergunta: - Tadeu? É você que esta ai? Com a voz de sono o chefe responde que sim e essa chefe volta ao sono, até o momento que uma chuva forte caiu na região durando mais de uma hora, preocupada com os escoteiros que se encontravam dormindo.
Ao amanhecer os chefes falam da chuva que caiu durante a noite e deram risadas da chefe que ficou com medo durante a noite.
quinta-feira, 18 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
RAMO ESCOTEIRO

O Método Escoteiro propõe o desenvolvimento da personalidade em todos os seus aspectos. Quando surge a puberdade, os jovens iniciam um longo caminho em busca de seu projeto de vida, que só consolidarão depois de terminada a adolescência. Para chegar até ele, terão que passar pouco a pouco da dependência infantil à autonomia adulta, formar sua imagem de si mesmos e construir sua própria identidade.
Essas tarefas não dependem, apenas, de sua história pessoal e familiar, de suas condições individuais e das circunstâncias de sua vida, mas também dos valores pelos quais fazem sua opção. Por isso o Movimento Escoteiro lhes apresenta um conjunto de ofertas relevantes que submete a sua livre escolha.
uma delas, provavelmente a mais relevante de todas, é a proposta contida na Lei Escoteira, que reúne os valores essenciais do projeto educativo do Escotismo.
Outra oferta, não menos significativa do que a anterior, é o convite ao jovem para que desenvolva de forma equilibrada todas as dimensões de sua personalidade. É um convite para explorar as riquezas de suas possibilidades e para ser um homem ou uma mulher no sentido pleno.
Para alcançar esse propósito, distinguimos as áreas de desenvolvimento que consideram a variedade de expressões da pessoa e a ordenam com base na estrutura da personalidade:
O desenvolvimento físico
O desenvolvimento intelectual
O desenvolvimento do caráter
O desenvolvimento afetivo
O desenvolvimento social
O desenvolvimento espiritual
Assinar:
Postagens (Atom)